Moradores de Aracaju, capital de Sergipe, já podem receber os lanches do McDonald’s por meio de drones, em uma iniciativa do iFood. Os pedidos têm saído do Shopping Riomar Aracaju e atravessado o rio Sergipe até o município. O trajeto terrestre varia entre 25 e 55 minutos e, por drone, é realizado em 5 minutos e 20 segundos.
O projeto tem parceria com a empresa Speedbird Aero, responsável por fornecer e operar os drones. A modalidade será a chamada last mile em que será necessário a presença de um entregador para concluir a entrega. O voo não tripulado vai percorrer um percurso pré-determinado e vai sair de um ponto de decolagem no shopping até uma estação.
O restante do percurso será feito por um entregador nos modais tradicionais: bicicleta, moto ou patinete. Ao longo dos últimos meses, o McDonald’s tem feito investimentos em tecnologia para melhorar a experiência de consumo. A rede tem chamado a plataforma de 3D (delivery, drive-thru e digital) e afirma que conseguiu reduzir o tempo médio de entrega no Brasil de 34 minutos em 2019 para 23,5 minutos em 2021.
Em nota, Fernanda Martins, head de logística e inovação no iFood, afirmou que uma entrega realizada por drone leva muito mais que inovação, mas também amplia as possibilidades de alcance do delivery. Segundo a executiva, o objetivo é aumentar a eficiência das entregas para todos: consumidores, restaurantes e entregadores, além de levar soluções tecnológicas e alternativas para o delivery em modais não poluentes.