Estudo aponta quem realmente ganha muito com os NFTs

Os NFTs explodiram este ano, mas também houve dúvidas sobre o que exatamente se obtém em termos de direitos de propriedade ao comprar um

Foto: Reprodução

O Bitcoin e o Ethereum abriram caminho para o surgimento de novos formatos de ativos digitais que atraíram milhares de investidores e movimentaram bilhões de dólares. Os tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), é um deles. Os NFTs, no momento, têm a perspectiva de grandes ganhos caso a última coleção aumente de valor.

Os NFTs explodiram este ano, com celebridades, times esportivos e artistas tentando entrar no mercado, mas também houve dúvidas sobre o que exatamente se obtém em termos de direitos de propriedade ao comprar um, bem como transações que parecem nunca ter ocorrido de fato e quedas acentuadas nos preços de alguns NFT.

Whitelist

Um novo estudo da Chainalysis aponta que só uma pequena parte dos participantes desse mercado colhe a maior parte dos ganhos. Segundo o relatório, quem investe com frequência em uma ampla gama de coleções parece levar aos maiores lucros.

A Chainalysis acrescenta que o whitelisting – quando se permite que um determinado conjunto de seguidores comprem novos NFTs a um preço muito mais baixo do que outros usuários durante eventos de criação, em que um arquivo digital é transformado em um ativo digital com blockchain – ajuda significativamente esses seguidores.

Além disso, usuários que participam da whitelist e depois vendem seu NFT recém-criado têm um lucro de 75,7%, contra um ganho de apenas 20,8% dos outros usuários que ficam fora da lista, afirma a Chainalysis. Os dados sugerem que é quase impossível obter retornos desproporcionais sem entrar na lista de permissões, disse o estudo.

A pesquisa aponta que também é possível observar evidências do uso de bots por investidores que desejam comprar durante eventos de cunhagem, o que poderia excluir usuários menos sofisticados e até resultar em transações fracassadas com altas taxas.

Onde comprar NFTs?

Para comprar, basta se cadastrar em uma plataforma, ter fundos suficientes em criptomoedas e adquirir o NFT desejado. Cada marketplace tem suas próprias características e aceita ativos digitais diferentes. É possível comprar em marketplaces especializados na venda desses ativos digitais. Algumas das principais plataformas são:

  • OpenSea
  • Binance NFT
  • Rarible
  • Solanart
  • Foundation
  • SuperRare
  • Nifty Gateway
  • 9Block (brasileira)