Saiu a lista das cidades mais inteligentes do Brasil

Foi avaliado o grau de automação e facilidade de acesso a serviços de 100 municípios na edição 2021 elaborada por Teleco, Abrintel e Conexis

Foto: Reprodução

A cidade mineira Uberlândia ficou na primeira posição do ranking das cidades inteligentes de 2021, sendo que, entre as capitais, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é a mais bem colocada. O ranking foi divulgado pela consultoria Teleco, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.

Cidade inovadora

O levantamento considera a oferta de serviços por meio de recursos digitais e no estímulo às telecomunicações entre os 100 maiores municípios brasileiros. O ranking analisa 29 serviços, dos quais 16 foram identificados em Uberlândia.

Entre os destaques da cidade estão os cruzamentos com semáforos inteligentes, os prontuários eletrônicos, as lâmpadas de LED monitoradas por telegestão, informatização de serviços de saúde e educação e a digitalização dos serviços públicos.

Pela sequência, as dez primeiras cidades do ranking são: Uberlândia, Campo Grande, Fortaleza (CE), Santo André (SP), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Limeira (SP) e Porto Alegre (RS). Na edição de 2020, Santo André ocupava a primeira posição entre as cidades mais inteligentes.

Serviços inteligentes

Segundo a pesquisa, os principais indicadores de serviços inteligentes são semáforos, câmeras de vigilância, bases de informação, monitoramento de bueiros, prontuário médico, iluminação pública e limpeza pública. Para cada um desses serviços, o estudo considera o grau de automação, inteligência, utilidade e facilidades incorporados.

O estudo constatou que todas as cidades têm ao menos dois serviços inteligentes, principalmente referentes aos horários do transporte público e à emissão de boletos de tributos ou outros meios de pagamento. Os menores avanços foram em relação ao aluguel de bicicletas e às informações de turismo e cultura, entre outros.