Apple lança “Reparo Self Service” onde usuários podem trocar peças de iPhone e Macs

Empresa anunciou programa que conterá manuais, ferramentas e itens originais para reparos em casa

Foto: Reprodução

Apple começará a publicar manuais on-line, além de vender peças e ferramentas de reparo, para que as pessoas consertem seus iPhones e Macs em casa. A iniciativa começará a valer nos Estados Unidos no início de 2022, mas há planos para expandir para outros países ao longo do ano. Será possível trocar bateria, tela e outros componentes.

Chamado de Self Service Repair, o programa irá oferecer mais de 200 itens, primeiro com peças voltadas para os iPhones 12 e 13. A iniciativa é um marco significativo para a Apple, conhecida por dificultar reparos em assistências técnicas não autorizadas. No futuro, a companhia também irá oferecer itens para conserto dos Macs com chips M1.

Segundo a Apple, o programa é destinado a técnicos individuais com conhecimento e experiência em reparar dispositivos eletrônicos. A fase inicial terá com foco os chamados “módulos de serviços” mais procurados para reparo, que incluem tela, bateria e câmera. Mais módulos devem ser adicionados ao programa após o lançamento.

A empresa destaca ainda que, para a grande maioria dos clientes, visitar um provedor de reparos profissional com técnicos certificados que usam peças genuínas da Apple é a maneira mais segura e confiável de obter um ‎‎reparo.‎ Além disso, os clientes que devolverem a peça antiga para reciclagem após o conserto receberão um crédito.

Em nota à imprensa, o COO da Apple, Jeff Williams, afirmou que, nos últimos três anos, a Apple quase dobrou o número de locais de serviço com acesso a peças, ferramentas e treinamento genuínos da companhia. Agora, segundo o executivo, será fornecido uma opção para aqueles que desejam completar seus próprios reparos.