Yahoo e Fotnite encerram atividades na China após regras rígidas no setor digital

Enquanto o Yahoo encerrará completamente suas atividades no país, a Epic Games vai retirar o seu jogo mais popular

Foto: Reprodução

O site de buscas americano Yahoo e o jogo de sobrevivência Fortnite anunciaram que estão encerrando suas atividades na China em função das restrições e regras rígidas determinadas pelo governo sobre o setor digital. Enquanto o Yahoo encerrará completamente suas atividades no país, a Epic Games vai retirar o seu jogo mais popular.

Os serviços do Yahoo não estão mais disponíveis na China continental desde 1º de novembro, disse o grupo em um comunicado à imprensa. A empresa lançou seu motor de buscas no país em 1999, apostando no crescimento de um grande mercado emergente na época em que a internet começava a se desenvolver na nação asiática.

Já a gigante Epic Games anunciou a retirada do jogo após Pequim impor regulamentações severas a vários setores como parte de um esforço para aumentar seu controle sobre a economia, com as empresas de tecnologia sendo as mais atingidas. Em resposta, a empresa disse que o jogo não estará mais disponível na China daqui a poucos dias. 

O jogo foi lançado na China durante a quinta temporada em abril de 2018 e esteve em beta desde então. A versão chinesa não tem micro transação por conta das políticas do país contra a prática. Qualquer objeto com aparência de caveira teve que ser trocada, além de outras modificações para eliminar a violência. Até mesmo a história do jogo foi alterada.

Lançado em 2017, o Fortnite se tornou rapidamente um fenômeno global, com algumas partidas sendo assistidas ao vivo por milhões de internautas. Muitos jogadores chineses lamentaram na internet o anúncio do encerramento do game no país e expressaram irritação pela perda da evolução de seus personagens após se dedicarem ao jogo.