O WhatsApp anunciou que o backup das mensagens poderá ser protegido com uma senha. A novidade leva a tecnologia de criptografia de ponta a ponta – que embaralha o conteúdo dos chats – para a cópia de segurança das conversas. O recurso, anunciado pela empresa em setembro, chegará gradualmente para usuários do aplicativo.
A camada de segurança impede que terceiros tenham acesso ao conteúdo das conversas, que são salvas na nuvem do Google Drive ou iCloud e recuperadas quando o usuário troca de celular e reinstala o mensageiro. Com a criptografia de ponta a ponta, nem o WhatsApp nem os serviços de armazenamento em nuvem conseguirão ler as conversas.
A tecnologia protege as mensagens com uma chave de criptografia de 64 dígitos, aleatória e única, à qual só o usuário tem acesso. O WhatsApp também permite criar uma senha para proteger o backup. A proteção extra ainda irá fechar uma brecha que permitia que autoridades policiais e judiciais acessassem o histórico a partir do arquivo de backup.
O aplicativo alerta que se a pessoa esquecer da senha ou chave, não será possível restaurar o backup. Devido à criptografia, o WhatsApp não pode redefinir a senha nem restaurar o backup, ou seja, se uma conta perder suas conversas no mensageiro e não se lembrar da senha ou chave de acesso, não será possível restaurar o backup dos chats.
Como ativar a senha para o backup do WhatsApp:
- Abra as Configurações (ícone de três pontinhos no Android ou menu de Configurações no iPhone) do WhatsApp.
- Toque em Conversas > Backup de conversas > Backup criptografado de ponta a ponta.
- Toque em Continuar e siga as instruções para criar uma senha ou uma chave de criptografia.
- Toque em OK e aguarde. Pode ser necessário conectar o celular ao carregador.