Roteador que amplia rede de internet é lançado pelo Google no Brasil

Produto é comercializado nos Estados Unidos desde 2016; tecnologia mesh promete conexão rápida, confiável e com cobertura para a casa toda

Foto: Divulgação

Google lança no Brasil, nesta quinta-feira (14), o Google Wi-Fi. O roteador, que possui tecnologia mesh, promete internet com cobertura na casa toda e o fim das “zonas mortas” – regiões da residência em que o sinal fica mais fraco. O produto conta com antenas de alto ganho e amplificadores de sinal para garantir o maior alcance.

Com tecnologia mesh, o Google Wi-Fi promete uma conexão rápida, confiável e com cobertura para a casa toda. Diferentemente de um roteador tradicional, essa engenharia elimina aqueles pontos cegos da casa em que o sinal de internet fica muito fraco ou não chega. Atualmente, o dispositivo é o roteador mesh mais vendido nos Estados Unidos.

Alcance de até 110 m²

A empresa afirma que um só aparelho é capaz de distribuir internet em um alcance de até 110 m². Para áreas maiores, é preciso ter outras unidades ligadas à rede. O preço sugerido pela empresa é R$ 999 pela unidade ou R$ 1.999 pelo kit com três unidades. Segundo a companhia, o Google Wi-Fi pode ser encontrado nos principais varejistas do país.

Em ambientes maiores, é recomendado adicionar outras unidades para aumentar a cobertura do sinal. O conjunto de três aparelhos promete cobertura em uma área de até 330 m². Os dispositivos contam com uma tecnologia chamada Network Assist, que seleciona o canal de Wi-Fi mais nítido entre as opções de 2.4 GHz e 5 GHz.

Conexão rápida e sem oscilações

Vinicius Dib, head de devices do Google para a América Latina, afirmou que, agora, os brasileiros terão uma conexão rápida e sem oscilações. Isso vai permitir, segundo ele, que vários dispositivos conectados funcionem ao mesmo tempo, o que é o caso na maioria das residências hoje, já que as pessoas trabalham, estudam e se divertem em casa.

Os usuários precisam configurar a rede pelo aplicativo Google Home, disponível para Android e iOS. Com ele, é possível ativar o primeiro roteador de sua rede mesh. O produto, que é comercializado nos EUA desde 2016, recebeu sinal verde da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entrar nas lojas brasileiras em 28 de abril deste ano.