Pesquisadores desenvolvem robô que voa, anda de skate e caminha na corda bamba

O objetivo dos cientistas é testar novas formas de locomoção para robôs destinados a completar tarefas perigosas e explorar lugares difíceis de alcançar

Foto: Divulgação

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) revelaram na última quarta-feira (7) um robô que consegue voar. O equipamento voa, anda de skate e caminha em uma corda bamba, além de ser ágil e capaz de movimentos complexos.

Chamado de “Leonardo”, o robô é o primeiro que usa pernas multiarticulares e propulsores baseados em hélice para obter um bom grau de controle sobre seu equilíbrio. O objetivo dos cientistas é testar novas formas de locomoção para robôs destinados a completar tarefas perigosas e explorar lugares difíceis de alcançar, afirmou o site Futurism.

O equipamento conta ainda com câmeras e sensores que permitem que ele se localize num ambiente. Com 75 centímetros de altura, o robô ainda não está em sua versão final. Segundo os pesquisadores, ainda há a pretensão de diminuir o peso e aumentar o impulso de suas hélices para permitir que cubra áreas ainda maiores.

Patrick Spieler, um dos cientistas que desenvolveu o robô, afirmou, em entrevista à Reuters, que espera ver robôs como o Leonardo em coisas como a exploração espacial, porque podem superar terrenos muito difíceis e alcançar lugares de difícil acesso.

Conheça mais: