Startup belga cria casa sustentável feita de ‘LEGO gigante’

A empresa criou um kit que inclui todos os componentes estruturais e permite que a construção seja feita pelo próprio morador

Foto: Reprodução

Uma casa feita de blocos estruturais de madeira, que mais parecem blocos de LEGO gigantes, foi construída na Bélgica, pela startup belga Gablok. A empresa criou um kit que inclui todos os componentes estruturais e permite que a construção das paredes seja feita pelo próprio morador, diminuindo os custos envolvidos na etapa de execução.

Gabriel Lakatos, CEO da Gablok especialista em construção, sempre gostou de brincar com blocos e transformou essa paixão em um sistema de construção para casas de madeira. Segundo ele, a montagem das paredes usando os blocos é intuitiva, com alta eficiência acústica, estabilidade e desempenho energético.

Blocos autônomos

Fundada em 2019, a empresa pretende oferecer um produto divertido e fácil de usar para todos. O conceito básico são blocos autônomos, um sistema de piso e vigas. As peças são maiores, mas se assemelham muito às peças de LEGO, com encaixes perfeitos.

A Gablok entrega todos os elementos no local da obra, com um manual detalhado de instalação, organizados em paletes, o que favorece, além do transporte seguro, a integridade de todas as peças, a eliminação da geração de resíduos por perda e a melhor ergonomia de todo processo, influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas.

O manual também ajuda na organização do canteiro de obras, aumentando a agilidade de todo o processo construtivo. A construção de uma casa, do projeto à entrega, é simples e segue alguns passos. Primeiro, o cliente traz um projeto e a equipe da Gablok faz os ajustes necessários ao sistema de construção, depois os materiais são entregues.

Placas recicláveis

Eles são montados com placas de OSB de 18 mm de espessura, 100% recicláveis, feitas de ripas de madeira altamente comprimida e resina natural, para dar estabilidade e conter a expansão volumétrica. Os blocos também possuem isolamento feito de EPS (poliestireno expandido) que, com a madeira, proporciona isolamento térmico e acústico.

Pesam, em média, 7,5 kg cada e estão disponíveis em três comprimentos diferentes: 30 cm, 60 cm e 90 cm, com altura e profundidade iguais a 30 cm. Infelizmente, a comercialização destes blocos gigantes ainda não chegou ao Brasil.