WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam pane global nesta segunda-feira (4)

Erro de servidor faz com que usuários não possam acessar os serviços das plataformas

Foto: Reprodução

As redes sociais do Facebook, que incluem WhatsApp e Instagram, caíram em diversas partes do mundo nesta segunda-feira (4). A companhia afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação.

O Facebook assumiu que o problema é global por volta das 13h30. No Twitter, o perfil do WhatsApp postou que está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com a rede social. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, completou.

Quase 64 mil reclamações

Um pico de queixas foi registrado pelo Downdetector, site que monitora sites e aplicativos que não estão funcionando, pouco depois das 12h nas três redes sociais. Perto das 13h, eram cerca de 44 mil reclamações contra o WhatsApp, 13 mil contra o Instagram e quase 7 mil contra o Facebook, informou o site.

Segundo o DownDetector, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam. Em meio à queda, as ações do Facebook, negociadas na Bolsa de Nasdaq, tinham queda de 5,35% nesta segunda-feira.

5xx Server Error

O Instagram e o WhatsApp, em sua versão web, apresentam a mensagem “5xx Server Error”, código que indica um problema de comunicação entre o servidor de origem e o dispositivo de rede. Já o Facebook mostra a sua tradicional mensagem de “desculpe, algo deu errado”.

Na prática, o erro ocorre quando o servidor – ou seja, o computador central – não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada. O 5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas