Publicidade gera milhões que impactam positivamente no PIB brasileiro

R$ 1 investido, resultava em R$ 8,54 para a economia brasileira, durante o ano de pandemia

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O valor investido em publicidade no Brasil impacta diretamente no Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, o resultado foi bastante significativo, segundo o estudo “O valor da publicidade no Brasil“, do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), foram movimentados R$ 49 bilhões. R$ 1 investido, resultava em R$ 8,54 para a economia brasileira, durante o ano de pandemia.

A consultoria Deloitte trabalhou na elaboração do relatório, com base nos dados da Kantar Ibope Media, do Cenp-Meios, além de contar com a entrevista de 41 executivos das agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes, consultorias de marketing, institutos de pesquisa e entidades do setor.

Capacidade de manipular

O estudo só confirma a capacidade do setor de manipular. Igor Puga, que é diretor de marketing e marca do Santander, explica que os resultados são superiores aos de segmentos como o varejo tradicional. No mercado publicitário internacional, o Brasil tem desempenhos superior à Espanha, onde o retorno médio para a área gira na proporção de um para cinco.

O reaquecimento do mercado é uma das certezas que mais acreditam os especialistas. Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Mário DAndrea, o resultado foi positivo por ter superado as projeções de entidades da classe, que traziam um cenário de recessão ainda mais profunda. Ele espera números piores, já que mercados de outros países sofrem até mais em 2020.

Segmentos e investimentos

No ano passado, os segmentos que mais registraram investimentos foram o de comércio (18,9%), serviços ao consumidor (16,3%), os setores financeiros e securitário (10,4%), dados obtidos pela pesquisa da Cenp e Deloitte.

Para Caio Barsotti, presidente do Cenp, a escassez de recursos na pandemia fez com que anunciantes priorizassem aplicações mais tecnológicas e de maior retorno, acelerando um processo já em curso de digitalização da propaganda.

Destaque para o digital

O digital continua em destaque, prova disso é o o crescimento de 25% dos anúncios veiculados. Por outro lado, rádio e TV registram queda expressiva nos últimos cinco anos. O relatório aponta que a expectativa de crescimento para o mercado publicitário digital é de 85% até 2014, contra um avanço projetado de 23% nos negócios off-line.