Amazon apresenta Astro, robô que segue o dono e vigia a casa

Produto que será vendido nos EUA pelo equivalente a R$ 8.100

Foto: Divulgação

Amazon apresentou nesta terça-feira (28) o Astro, um robô que lembra um pet – um passo para a companhia “tornar ficção científica realidade”, nas palavras de um dos seus executivos. Além dele, foram mostrados um novo assistente virtual, uma câmera inteligente e um dispositivo voltado para crianças.

O robô Astro se baseia no conceito de “computação do ambiente”. As rodas o permitem passear pela casa, com direito a câmeras que mandam imagens ao vivo para os donos. O produto serviria de companhia para pessoas idosas, por exemplo. Quando alguém telefona, o Astro vai atrás do destinatário da ligação.

O equipamento tem todos os recursos da Alexa, com muitas atividades nativas ou acessíveis por meio da internet. Os controles de privacidade se dão por meio de botões específicos para mutar áudio ou vídeo. Também será possível instruí-lo a não entrar em alguns ambientes.

O robô ganha cara e simula emoções por meio de uma tela móvel de 10,1 polegadas com resolução de 1280×800 pixels. Quando é chamado, os olhos mostrados na tela mudam de cor para indicar que ele está aguardando um comando. A parte de trás tem um espaço para carregar itens – a fabricante espera que outras empresas desenvolvam acessórios.

O robô chega ao mercado americano por US$ 1.000, no fim do ano, informou Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos da Amazon, durante o anúncio. Limp destacou que o Astro conta com sistemas inteligentes de mapeamento local, movimentação autônoma e compreensão visual avançados.