Embaixadores de países asiáticos fazem visita ao Porto do Itaqui

Bloco asiático planeja realizar negócios entre portos estrangeiros e o estado

Nesta terça-feira (21), o Porto do Itaqui recebeu a visita de embaixadores dos países do Sudeste Asiático, que estão em missão diplomática no Estado. A comitiva foi recepcionada pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago.

Participaram do encontro os embaixadores Edi Yusup, da Indonésia (presidente da ASEAN); Pham Thi Kim Hoa, do Vietnã; e Myo Tint, de Mianmar; a embaixadora Nitivadee Manitkul, da Tailândia; a encarregada de Negócios das Filipinas, Leilani S. Feliciano; e o chefe da Missão de Singapura, Desmond Ng; e os representantes dos portos da Vale, José Valentim, e da Alumar, Luana Fortunato.

A primeira parte da visita foi realizada no auditório, com as boas-vindas do presidente da EMAP e apresentações dos portos que formam o Complexo Portuário do Maranhão, Itaqui, Vale e Alumar

Em seguida Carlos Brandão relembrou a série de visitas oficiais do Governo do Maranhão a países asiáticos como Singapura, China e Vietnã, desde 2015, estreitando laços comerciais e apresentando as potencialidades do Maranhão.

Segundo o vice-governador, o caminho de exportações de grãos pelo Itaqui tem sido muito promissor e fomentando novos negócios. Oferecendo segurança jurídica e formando jovens para apoiarem o desenvolvimento, o que passa por investimentos na área portuária.

Ao decorrer da apresentação do Porto do Itaqui, Ted Lago destacou os investimentos em infraestrutura, inovação e na relação porto-cidade, bem como os volumes de grãos exportados para a Ásia.

Lago afirmou que é uma honra receber o grupo de embaixadores da ASEAN, nesta que é mais uma oportunidade de apresentar os diferenciais estratégicos e a infraestrutura do Itaqui, reforçando as tratativas que já vêm sendo feitas com o mercado asiático.

De acordo com o embaixador da Indonésia, Edi Yusup, todos aprenderam muito nessa visita e esperam que esta seja apenas o início das relações entre os portos do Maranhão e da Ásia e que possam trabalhar juntos e desenvolver novos negócios.

ASEAN

A Associação das Nações do Sudeste Asiático foi criada com o objetivo de promover o estreitamento dos laços entre os países membros visando, sobretudo, o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

O bloco promove a união entre os países, estabilizando o campo político e econômico dos envolvidos, a partir do fomento da competitividade e produção de produtos dos países membros.

A sede da ASEAN fica na capital da Indonésia, Jacarta, um dos primeiros países a aderir ao bloco. O conjunto de países que formam o bloco contam com aproximadamente 530 milhões de pessoas e um PIB de 725,3 bilhões de dólares, o que o torna um dos blocos econômicos mais ricos do mundo.