Rolls-Royce faz o primeiro voo do avião elétrico mais rápido do mundo

Modelo possui três propulsores elétricos, alcança 480 km/h e faz parte de projeto que visa a diminuição de gases poluentes nas aeronaves

Foto: Reprodução

A Rolls-Royce anunciou que o primeiro voo do seu avião elétrico foi completo com sucesso. Chamado de Spirit of Innovation, o modelo foi desenvolvido pela empresa para ser o mais rápido de seu segmento. O objetivo é que a aeronave bata os 480 km/h, se tornando o avião elétrico mais rápido do mundo.

O avião completou um voo de 15 minutos, decolando da pista de Boscombe Down, local de teste de aeronaves militares na Inglaterra. Segundo a fabricante, agora será o início de uma fase intensiva de testes, no qual serão coletados dados valiosos de desempenho de energia elétrica e do sistema de propulsão da aeronave.

Com uma bateria de 6 mil células, a que possui maior densidade de energia já montada para uma aeronave elétrica, segundo a marca, o avião utiliza três motores: cada um oferece 400 kW, ou 544 cv, somando um total de 1.632 cv. Para ser o mais leve possível, a aeronave tem capacidade apenas para uma pessoa.

Warren East, CEO da Rolls-Royce, afirmou que não se trata apenas de quebrar um recorde mundial. Para ele, o avanço tecnológico das baterias desenvolvidas para este programa têm aplicações interessantes para o mercado de mobilidade aéreo urbano e pode ajudar a tornar o ‘jato zero’ uma realidade próxima.

O modelo, que pode ser recarregado com energia solar ou eólica, faz parte do programa ACCEL, uma iniciativa financiada, em parte, pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido e pelo governo britânico para o desenvolvimento de aviões elétricos.