SpaceX enviará tripulação inteiramente civil para missão de três dias nesta quarta

Viagem terá bilionário Jared Isaacman, fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, e mais três tripulantes selecionados por ele

Foto: Divulgação

SpaceX vai enviar quatro pessoas ao espaço nesta quarta-feira (15) em uma missão de três dias, a primeira que orbitará a Terra com tripulação inteiramente civil. Desta forma, a companhia do bilionário Elon Musk entra definitivamente na corrida do turismo espacial.

Jared Isaacman, o norte-americano fundador e executivo-chefe da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, vai liderar outros três companheiros novatos em voos espaciais na viagem, desde a decolagem em Cabo Canaveral, na Flórida, até o desembarque no Atlântico.

Eles darão a volta ao redor do globo uma vez a cada 90 minutos e a mais de 27.358 km/h, ou aproximadamente 22 vezes a velocidade do som, segundo a Reuters. A altitude alvo é de 575 quilômetros, além das órbitas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ou mesmo do Telescópio Espacial Hubble.

Durante o voo, os futuros astronautas entrarão em órbita no topo de um foguete Falcon 9. A expectativa é que os tripulantes retornem à Terra em 3 dias, mas ainda não foi divulgado o horário exato – isso porque é preciso que as condições climáticas estejam adequadas.

A tripulação iniciou o treinamento em março deste ano, onde aprenderam onde os suprimentos da missão são armazenados na espaçonave e como acessar os itens em caso de emergência. Em julho, a tripulação se vestiu pela primeira vez em trajes espaciais da SpaceX.