Pix Saque e Pix Troco estarão disponíveis a partir de 29 de novembro

Serviço terá oito saques mensais gratuitos para pessoas físicas e empresários individuais

Foto: Reprodução

Banco Central (BC) anunciou que o Pix Saque e o Pix Troco ficarão disponíveis a partir do dia 29 de novembro. As duas funções foram anunciadas em maio e permitirão que clientes façam saques em dinheiro em estabelecimentos comerciais, além dos pagamentos via Pix já possíveis.

No Pix Saque, o cliente chegaria no caixa de um estabelecimento e pagaria um valor que deseja sacar, por exemplo, R$ 50, com o Pix a partir da leitura de um QR Code. Em troca, o atendente pegaria esse valor do caixa e daria ao cliente.

Já no Pix Troco, o usuário compraria um produto e, na hora de pagar, faria uma transferência pelo Pix em valor maior, para receber a diferença de volta em dinheiro. O extrato mostraria as duas transações: o valor do saque e da compra.

Segundo o BC, as ferramentas devem trazer benefícios para cidadãos, pequenos lojistas e estabelecimentos comerciais como um todo. Em nota, a instituição afirmou que o cidadão passará a contar com mais alternativas disponibilizadas pelo Pix e com mais opções de acesso ao dinheiro físico.