Luminária fabricada com cascas de laranja é orgânica e compostável

Desenvolvido pela startup Krill Design, objeto é feito a partir de biopolímero e pode servir de adubo ao final da sua vida útil

Foto: Reprodução

Objetos sustentáveis são uma tendência irreversível e os alimentos entram cada vez mais na produção. A startup italiana Krill Design, que atua com economia circular e design, lançou uma luminária feita a partir de cascas de laranja.

Chamada de Ohmie, ela é feita a partir de biopolímero e pode servir de adubo ao final da sua vida útil. A luminária sustentável de mesa é feita de cascas de laranja diretamente dos campos de laranja da Sicília – região que produz cerca de 3% das laranjas do mundo.

Segundo a Krill, as laranjas são ricas em carboidratos, que em nível químico são basicamente iguais ao açúcar. E, assim, ajuda a desenvolver um material robusto. Primeiro, as películas são secas, depois trituradas até virar pó e, por fim, se transformam em grânulos.

Impressa em 3D

A startup optou pela impressão 3D para produzir a lâmpada devido ao impacto ambiental relativamente baixo da tecnologia, que também permite evitar o desperdício de materiais. A startup é focada em utilidades domésticas que reaproveitam resíduos orgânicos, usados em um processo de impressão 3D na fabricação.

Nas impressoras 3D, os resíduos são derretidos para atingir a temperatura ideal de produção, um processo que leva duas horas. Com 23 centímetros de altura, o item tem até cheiro da fruta cítrica e conta lâmpadas LED, para que a temperatura não prejudique o seu uso.

Devido à impressão, a luminária também ganha uma textura semelhanta à da casca de laranja. No radar, a startup tem outras propostas ambiciosas relacionadas à economia circular, como fazer mesas de café a partir dos grãos.

Totalmente compostável

Por usar apenas materiais orgânicos, a Ohmie também é totalmente compostável. Apesar de ser um produto resistente, de longa duração, a luminária pode ser descartada de forma sustentável com o seu lixo orgânico. O abajur acompanha ainda um cabo USB, um botão de toque e uma lâmpada LED.