Projeto Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030

Até 2025, o país promete reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa

Foto: Reprodução

Um amplo grupo de empresas, políticos e acadêmicos têm se reunido regularmente para formular um documento que apresentará novas metas ambientais para o Brasil e que será lido por integrantes da iniciativa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, na Escócia.

Iniciativa

A iniciativa Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030 reforça os compromissos ambientais e climáticos que o Brasil assumirá para o período, e parte do princípio de que o país reúne condições excelentes para participar da corrida pelas oportunidades e benefícios da descarbonização.

As promessas brasileiras contemplam mudanças importantes para áreas de uso da terra e florestas, agropecuária, energia e eficiência. Até 2025, o país promete reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa. Para 2030, a ambição é chegar a uma redução de 43%. 

Planos

Entre os temas discutidos, inclusive por empresários, estão a formulação de compromissos mais rigorosos para zerar o desmatamento, o corte drástico de investimentos em carvão até 2025 e a necessidade de desenvolver fórmulas de energia renovável, como o hidrogênio verde. Outra premissa geral é a de que o conceito de economia verde deverá ser indesligável do combate às desigualdades sociais.

Participações

Estiveram presentes o governador Flávio Dino, os senadores Jaques Wagner, Fabiano Contarato e Eliziane Gama e os deputados Alessandro Molon e Tabata Amaral. Outras organizações que integram essa iniciativa são a WWF Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Uma Concertação pela Amazônia e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.