Elon Musk anuncia seu robô humanoide para fazer tarefas ‘perigosas e repetitivas’

Projeto foi apresentado no Tesla AI Day, dedicado aos projetos de inteligência artificial da empresa

Foto: Divulgação

O CEO da Tesla, o multi-milionário Elon Musk, anunciou que a empresa irá apresentar o primeiro protótipo do “Tesla Bot”, um robô humanóide que, através do recurso a tecnologias de inteligência artificial (IA), poderá ajudar “eliminar os trabalhos perigosos, repetitivos ou chatos” que hoje são feitos por humanos.

Segundo Musk, a ideia é que humanos deixem de gastar tempo com funções como se dobrar para pegar algo que caiu no chão ou ir à feira comprar hortaliças. O anúncio foi feito no Tesla AI Day, dia dedicado a discussões e projetos de IA da fabricante de carros elétricos, que pretende lançar o protótipo no ano que vem.

No futuro, para Musk, o trabalho físico será uma escolha. O humanoide será uma espécie de extensão dos veículos semiautônomos que a empresa vem fabricando, e usará o mesmo chip e terá as mesmas oito câmeras. O robô terá cerca de 1,70m de altura, vai pesar 54 kg e ser forte o suficientes para carregar 20 kg.

O Tesla Bot terá ainda velocidade máxima de 8 km/h. A densidade será muito menor à que estamos habituados em robôs humanoides, que só será possível graças à utilização de ligas leves. Além disso, o projeto fará uso de uma tecnologia que poderá ter um impacto “profundo” nas economias, afirmou Elon Musk.