Panasonic anuncia fim da produção de televisores no Brasil

Empresa vai demitir 130 funcionários da fábrica de Manaus, que vai continuar a produzir produtos da linha de micro-ondas

Foto: Reprodução

O mercado de televisores vem passando por grandes mudanças em 2021. Nesta quarta-feira (11), a multinacional japonesa Panasonic anunciou que vai encerrar a produção de televisores e produtos de áudio no Brasil até o fim deste ano.

Segundo a companhia, o encerramento é uma decisão que segue uma estratégia global, com foco na sustentabilidade do negócio. Atualmente, o segmento de televisores é dominado no país pela sul-coreana Samsung, seguida da também coreana LG. 

A fábrica de Manaus, no Amazonas, vai demitir 130 funcionários até dezembro – 5% dos colaboradores da empresa. Apesar de os televisores serem produzidos na fábrica, a unidade vai manter sua  atividade com as linhas de micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.

Produtos como máquinas de lavar e refrigeradores da Panasonic continuarão sendo produzidos e vendidos no Brasil, fabricados na unidade de Extrema, em Minas Gerais. A produção de pilhas alcalinas e de zinco, feita em São José dos Campos, em São Paulo, também continua.