WhatsApp lança função para enviar foto temporária com visualização única

Com o novo recurso, arquivos de mídia desaparecem após serem abertos pelos destinatários

Foto: Reprodução

WhatsApp oficializou um recurso que permite enviar fotos e vídeos que podem ser visualizados apenas uma vez. O objetivo do aplicativo é oferecer mais privacidade para quem deseja compartilhar um arquivo sem deixá-lo acessível para sempre aos seus contatos.

Para receber a nova funcionalidade, é preciso utilizar a versão mais recente do aplicativo. O recurso impede salvar, favoritar, encaminhar ou compartilhar a mídia recebida com a visualização única ativada. Apesar disso, ela não conta com aviso de print, o que significa que o receptor ainda pode fazer uma captura de tela.

Desaparece automaticamente

As mensagens com fotos e vídeos de visualização única desaparecem automaticamente depois que o conteúdo é visualizado pelos destinatários. Para o arquivo sumir após ser visualizado, basta tocar sobre o ícone de número “1” antes de enviá-lo. A função deve chegar a todos os usuários até próxima semana.

As fotos e vídeos temporários também podem ser enviados do PC, seja no aplicativo para desktop ou por meio da versão web. Para isso, basta ter a última atualização do WhatsApp instalada no celular. Quem receber só conseguirá abrir os arquivos uma vez, também independentemente de qual plataforma estiver utilizando.

Proteção por criptografia

Segundo o WhatsApp, as fotos e os vídeos de visualização única também são protegidos por criptografia de ponta a ponta, o que impede o acesso por terceiros. Além disso, o destinatário precisa ter ativada a confirmação de leitura para que o remetente saiba que a foto ou vídeo foi aberto.