Agricultura maranhense cresce 7,3% no primeiro trimestre puxada pelo cultivo de grãos

O dado foi disponibilizado no Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário

Foto: Reprodução

A agricultura maranhense apresentou desempenho positivo, de acordo com a estimativa do LSPA (março de 2021), e a colheita de grãos será 7,3% maior que em 2020. O dado foi disponibilizado no Índice de Atividade Econômica do Setor Agropecuário, referente ao 1º trimestre de 2021. 

No primeiro trimestre de 2021, o setor primário apresentou variação positiva de 0,4% em relação ao ano anterior. Este resultado se deve em função do crescimento da safra agrícola, com forte influência dos principais grãos (soja e milho) cultivados no estado, destacou o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

A agropecuária apresentou crescimento no primeiro trimestre, com possibilidade de resultado positivo no ano. O índice trimestral de atividade econômica é um indicador elaborado pelo Imesc que se propõe a estimar o nível de atividade econômica dos setores da economia estadual.

A metodologia permite uma menor defasagem temporal em comparação com o Produto Interno Bruto (PIB), que apresenta defasagem de dois anos. Para tanto, o índice leva em consideração informações tempestivas da realidade estadual.