Bob’s planeja retomar os patamares pré-pandemia de vendas este ano

Para o diretor-geral da empresa, Antonio Detsi, para 2021, a expectativa é faturar R$ 1,2 bilhão

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A rede de lanchonetes Bob’s espera recuperar o nível de uma escala evolutiva pré-pandemia de vendas este ano, enquanto o ritmo de abertura de novas lojas deve voltar a partir de 2022. Segundo o diretor-geral da empresa, Antonio Detsi, para 2021, a expectativa é faturar R$ 1,2 bilhão.

Os serviços de delivery dobraram sua participação nas vendas para 15%, uma fatia que deve permanecer na visão do executivo. Com as indefinições sobre o coronavírus e o abre e fecha de shoppings e restaurantes afetaram a rede. De acordo com Detsi, no pico da pandemia, o recuo das vendas foi de até 50%.

Em novembro as vendas pararam de cair, mas houve novo arrefecimento em dezembro e a segunda onda da covid-19 no Brasil entre março e abril tornou a situação aguda mais uma vez.

Faturamento Atual

O diretor-geral afirmou que este ano, na segunda quinzena de maio voltaram a um clima de otimismo e confiança. A partir da primeira quinzena de junho já tiveram crescimento com relação a 2019.

Ele confirma a recuperação no primeiro semestre e acredita que daqui por diante não verão mais efeitos negativos da pandemia. Detsi acrescentou que as vendas no dia dos namorados de 2021 foram espetaculares, mostrando que pessoas querem voltar ao lazer.

Franqueador

Em fevereiro de 2020, o executivo esteve presente em uma feira de negócios na Alemanha, onde observou uma participação menor do que os anos anteriores, especialmente de asiáticos, que costumam comparecer massivamente. Ao voltar, decidiu olhar para o caixa e fazer um reforço para ajudar o franqueado e ainda estão ajudando.

O diretor garante que o negócio do Bob’s é sustentável. A empresa não fez demissões, mas analisou uma série de questões. Após cinco meses sem receber nada dos franqueados, suspenderam qualquer cobrança, até hoje seguem recebendo valores muito menores.

Revisão de gastos

Em 2020 a empresa passou por revisão de gastos, mudou de escritório, renegociou contratos e reviu a estrutura dos restaurantes, incluindo os serviços terceirizados. Para o executivo, o faturamento de 2020, de R$ 930 milhões, foi razoável, considerando as circunstâncias.

Desde a melhora da situação, o diretor do Bob’s diz que a empresa voltou a ter procura de interessados em abrir franquias. No entanto, o grupo não deve atingir a meta de totalizar 1.650 pontos em 2023, que havia sido traçada antes da crise sanitária.

Atualmente, espera alcançar 1.300 unidades até 2022, quando volta ao ritmo de 130 inaugurações por ano. Este ano serão 70 novos pontos. Em 2020, entre inaugurações e fechamento de lojas, o saldo ficou positivo em 5 unidades. Após essa retomada, a empresa está readaptando o modelo de negócios e revendo o projeto de loja.

Em Campinas (SP), a rede inaugurou uma unidade feita para ser uma plataforma de delivery. Além do tradicional drive thru, há uma pista para retirada de pedidos, que são colocados em um locker digital, trata-se de um armário que é aberto por um leitor digital (QR code) no aplicativo do Bob’s.

Delivery

Antes da pandemia, o delivery correspondia de 7% a 8% das vendas. No auge da crise, essa fatia chegou a ser 70% e em alguns casos, 100%.

No pós-pandemia, todo o setor trabalha com uma parcela de 15%, dobrando a representatividade do canal. O valor médio gasto por pessoa em uma lanchonete do Bob’s fica em torno de R$ 28 e R$ 29.

No delivery, o valor dos pedidos é mais alto, entre R$ 50 e R$ 70, já que frequentemente são para a família toda. Outro projeto que foi acelerado pela pandemia foi a venda de insumos para clientes prepararem os lanches em casa, que foi lançado no fim do ano passado e já representa 15% das entregas.