UEMA figura no Latin America University Ranking 2021

A universidade maranhense ficou na 159ª colocação considerando a América Latina

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aparece no seleto grupo de universidades da América Latina ranqueadas pela instituição britânica Times Higher Education (THE), uma das mais conceituadas do mundo. A universidade maranhense ficou na 159ª colocação considerando a América Latina.

Toomando por base as IES brasileiras, a UEMA figura na 62ª colocação, e na 14ª posição no rol das instituições do Norte e Nordeste. Quem ocupa o primeiro lugar no ranking é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. No Brasil, é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Critérios

O Latin America University Ranking 2021 selecionou 177 instituições de 13 países, a partir dos seguintes indicadores: ensino/ambiente de aprendizagem; pesquisa; a influência da pesquisa por meio das citações; internacionalização e transferência de tecnologia/conhecimento.

Segundo o reitor Gustavo Costa, o resultado inédito da UEMA para América Latina é consequência dos avanços em relação à qualificação do quadro docente, à melhoria de infraestrutura, ao apoio à extensão, à pesquisa e pós-graduação, que se basearam em um Plano de Desenvolvimento Institucional desafiador apoiado pelo Governo do Estado.

O reitor explicou ainda que a UEMA, nos últimos anos, assumiu como eixos estratégicos do seu desenvolvimento a internacionalização e a inovação, um comportamento contínuo de cooperação para uma ciência global e de integração acadêmica e cultural com instituições de outros países e com os setores produtivos.

Confira o ranking completo: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2021/latin-america-university-rankings