Jovem de 18 anos viajará com Bezos ao espaço após vencedor de leilão desistir

Oliver Daemen substituiu pagador anônimo de US$ 28 milhões, que adiou participação para um próximo voo da Blue Origin

Jeff Bezos, dono da Blue Origin (Foto: Reprodução)

A Blue Origin, empresa de viagens espaciais de Jeff Bezos, anunciou que um estudante de 18 anos será mais um dos tripulantes do voo marcado para o dia 20 de julho. Portador de uma licença de piloto privado, Oliver Daemen é o primeiro passageiro que paga uma passagem à Blue Origin, embora não seja o ganhador do leilão realizado por um assento a bordo.

Este, que garantiu sua vaga por US$ 28 milhões, solicitou permanecer anônimo e voará em uma missão futura, disse a companhia. Daemen se juntará à tripulação de quatro membros civis no voo, que inclui também o próprio Bezos, seu irmão e a aviadora Wally Funk, de 82 anos. A bordo da aeronave New Shephard, eles participarão do 1º voo civil e sem piloto.

Nova geração

Bob Smith, diretor executivo da Blue Origin, afirmou que isso marca o início das operações comerciais New Shepard e da indústria do turismo espacial, e Oliver representa uma nova geração de pessoas que ajudará a construir um caminho para o espaço. Com 18 anos, ele deve se tornar o astronauta mais novo da história.

O jovem planeja comparecer em setembro à Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e gestão de inovação. Ele é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, de acordo com a agência Reuters. A companhia não informou quando foi desembolsado pelo assento.