Geração Z, Millennials e Boomers, entenda as diferenças

Nos últimos dias, conflito de gerações tomou conta da internet

A Internet virou palco, nas últimas semanas, de um embate entre gerações em torno de seus hábitos. No centro da disputa está a palavra cringe, sinônimo de algo vergonhoso.

De um lado, os Boomers, nascidos entre 1945 e 1964. Do outro, os millennials, pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 1995. Por fim, a Geração Z, formada por jovens nascidos de 1995 a 2010, e que classifica como cringe alguns comportamentos das outras gerações.

Boomers

Os Boomers recebem esse nome porque são fruto de uma explosão populacional ocorrida logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os combatentes, nos Estados Unidos, finalmente puderam voltar para suas casas e constituir uma família.

Millennials

Pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995, e também são conhecidos como a Geração Y, ou seja, são aqueles que vieram ao mundo na época da virada do milênio.

Essa é uma geração da era digital, ou seja, são o primeiro recorte etário que inclui pessoas que já nasceram envolvidas por tecnologias atuais, como o videogame e a internet.

Por conta disso, os Millennials tendem a ser ávidos por avanços tecnológicos, além de serem conhecedores da multiplicidade de formatos que o mundo pós-moderno pode apresentar. Vivendo em ambientes mais urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.

Geração Z

A geração que vem imediatamente depois dos millenials. Nascido entre 1995 e 2010, este grupo é composto de pessoas que estão entre o começo da adolescência e o começo da vida adulta.

Uma das características mais comuns da geração Z é serem os chamados nativos digitais, por terem crescido em um mundo onde a internet já era de uso corriqueiro em boa parte do planeta.

A geração Z teve contato desde muito cedo com grande parte dos avanços em aparelhos eletrônicos atuais, o primeiro iPhone, que, embora não tenha sido o primeiro smartphone, foi o aparelho que popularizou o formato, por exemplo, foi lançado em 2007.

Cringe?

Uma grande discussão virtual entre jovens da geração Z e millennials popularizou esse termo nas últimas semanas. A expressão em inglês, que em tradução livre pode ser definida como um comportamento vergonhoso e constrangedor, foi utilizada pela geração Z para classificar o que pensam dos hábitos dos millennials.