Entenda como o Instagram decide o que aparecerá no feed dos usuários

A rede social usa inúmeros sinais para determinar o que cada usuário recebe e não apenas um algoritmo

Foto: Reprodução

Em entrevista ao The Verge, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, explicou sobre como a rede social decide o que o usuário verá no seu feed. Segundo o portal, o objetivo é combater os rumores de que a plataforma intencionalmente oculta ou desfavorece certas postagens, o que a empresa diz não ser verdade.

O executivo afirmou que a rede social usa inúmeros sinais para determinar o que cada usuário recebe no seu feed e não é apenas um algoritmo que determina o que aparece. Segundo Mosseri, o Instagram usa uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade para determinar o que mostrar aos usuários.

Informações sobre a postagem

Informações sobre a postagem estão entre os aspectos mais determinantes que a plataforma usa. Se trata de um sinal sobre o quão popular uma postagem é – como quantas pessoas curtiram, por exemplo – e sobre informações mais mundanas a respeito do conteúdo em si, como quando foi postado e o tempo de duração.

Se for um vídeo, é necessário pensar qual o local do registro e se a informação foi anexada à postagem. Informações sobre do que se trata o post também ajuda a dar uma ideia do quão interessante a pessoa pode ser para o ecossistema e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas, aponta Mosseri.

Atividade e história de interação

Segundo o executivo, a atividade na rede social é outro ponto importante. Ele explicou que isso ajuda o Instagram a entender no que o usuário pode estar interessado e inclui sinais como quantas postagens cada um curtiu. Por último, Mosseri frisou que a história de interação com alguém é outro determinante importante.

De acordo com o chefe do Instagram, isso permite saber se os usuários geralmente estão interessados em ver as postagens de uma pessoa em particular ou não. Um exemplo é se comentários são ou não feitos nas publicações de outras pessoas. A plataforma irá então prever como as pessoas podem interagir com uma postagem, como comentar ou curtir.