Cobertura 5G alcança 15% da população mundial

No ano passado, a rede chegou a 236 milhões de pessoas

Foto: Reprodução

Pela estimativa da GSMA, até o fim de 2024, a cobertura 5G deve ter alcançado 1,2 bilhão de habitantes ao redor mundo. No ano passado, a rede chegou a 236 milhões de pessoas, aponta outra pesquisa feita pela Omdia. Hoje, 15% da população mundial vive em áreas de cobertura 5G.

A Open Signal fez um levantamento que analisa o consumo de dados de países como Coreia do Sul, Austrália, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos, essas são regiões que consomem duas vezes mais pela conexão 5G que 4G.

Em solo brasileiro

Até o final desse ano, a Coreia do Sul deve ter cobertura nacional, na Suíça, por exemplo, o 5G já é usado por 90% da população e no Reino Unido, a rede já alcançou 30% da população. Por aqui, o esperado é que ainda este mês o país receba o 5G. Para a conclusão do processo, será realizado o leilão das frequências pela Anatel.

Enquanto aguardamos a chegada da rede, algumas operadoras já iniciaram testes com uma tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro).

5G ready

A chegada do 5G gera grande expectativa entre os brasileiros. Na Coreia do Sul, foi atingido até 354,4 Mbps. A Open Signal identificou que, entre dez países, as velocidades médias de download ficaram em 150 Mbps, bem mais rápido que qualquer rede 4G.

A rede requer um companheiro para chegar á sua excelência em distribuição. O usuário que desejar alcançar qualidade, precisará de um aparelho “5G ready“, compatível com a tecnologia.