Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, embarca em uma nova etapa de sua carreira após ter criado, a partir de uma livraria on-line, uma das empresas mais gigantes do planeta: a Amazon. Aos 57 anos, o empresário deixará, nesta segunda-feira (5), o cargo de CEO para Andy Jassy para se dedicar a outros projetos, começando com uma viagem ao espaço.
Bezos continuará na Amazon, mas ocupará o cargo de presidente-executivo do conselho. Entre os planos para seu futuro, o bilionário vai participar de um voo espacial no próximo dia 20 de julho. Esta será a primeira viagem tripulada da Blue Origin, empresa aeroespacial de Bezos.
Sucessor de Bezos
Jassy está na Amazon há quase tanto tempo quanto Bezos. O executivo está na empresa desde 1997 e foi um dos responsáveis pela construção da Amazon Web Services, subsidiária que coordena os esforços de computação em nuvem da empresa e uma de suas áreas mais estruturadas e lucrativas.
De acordo com o Business Insider, é “um dos líderes mais poderosos”. O novo CEO da Amazon serviu como um chamado “conselheiro paralelo” de Bezos, juntando-se a ele em reuniões de alto nível. Na carta em que enviou à equipe anunciando sua saída do cargo, o fundador disse que Jassy será um “líder notável”.
Viagens espaciais e filantropia
Quando anunciou a saída da liderança, Bezos disse que teria mais tempo e energia para focar no jornal Washington Post, do qual também é dono desde 2013, na Blue Origin e em suas entidades filantrópicas Day One Fund e Earth Fund. O primeiro passo será a viagem espacial turística marcada para 20 de julho.
A primeira viagem turística da companhia deve marcar o início de uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas. Se tudo acontecer conforme o planejado, Bezos será o primeiro dos bilionários magnatas espaciais a experimentar um passeio a bordo da tecnologia de foguetes que ele investiu milhões para desenvolver.