AirCar é o primeiro carro a completar um voo interurbano da história

O veículo funciona com combustível normal e pode viajar até mil km no ar, diz seu criador

Foto: Reprodução

O modelo da Klein Vision, batizado de AirCar, está bastante avançado na sua fase de testes, realizando voos sobre cidades. O protótipo de carro voador completou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O carro-avião híbrido está equipado com um motor BMW e funciona com gasolina comum.

O veículo, que possui uma asa dobrável que pode transformar ele em carro ou avião, realizou o primeiro voo interurbano da história de um carro. O designer do AirCar e piloto durante o teste, Stefan Klein, afirmou que a aeronave realizou um voo normal e “muito agradável”. A tecnologia se transforma de aeronave em veículo rodoviário em menos de três minutos.

Já completou mais de 40 horas de voos de teste, de acordo com a Klein Vision, incluindo voar a 8.200 pés e atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 190 quilômetros por hora – 118 milhas por hora. Após pousar em Bratislava, a aeronave se transformou em um carro e foi levada ao centro da cidade por Stefan Klein e pelo cofundador da empresa Anton Zajac.

No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h. O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg. Uma das principais diferenças no AirCar dos outros “carros voadores” é a sua construção, ele segue como um carro “adaptado” para voar, enquanto os modelos rivais são uma espécie de drone.