Jeff Bezos escolhe mulher de 82 anos para viajar com ele para o espaço; conheça

Wally Funk, que esteve entre as mulheres que passaram pelo treinamento de astronautas nos anos 1960, estará a bordo do primeiro voo tripulado em foguete da empresa Blue Origin em 20 de julho

Wally Funk e Jeff Bezos, dono da Blue Origin (Foto: Reprodução)

A pioneira da aviação Wally Funk, de 82 anos, acompanhará o bilionário Jeff Bezos em 20 de julho no primeiro voo espacial tripulado da empresa Blue Origin, anunciou a empresa nesta quinta-feira (1º). Funk será uma “convidada de honra” da cápsula New Shepard, que decolará de um deserto no oeste do Texas.

A viagem chega com 60 anos de atraso para Funk, que foi uma das Mercury 13, as primeiras mulheres treinadas pela agência espacial norte-americana NASA para voar ao espaço entre 1960 e 1961, mas que foram excluídas por razões de gênero. Naquela época, todos os astronautas da agência eram homens.

Funk, pilota e ex-instrutora de voo, foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea feminina do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país. Ela se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço quando viajar a bordo com o dono da Blue Origin e seu irmão Mark Bezos.

O outro assento foi arrematado em um leilão por US$ 28 milhões, mas a identidade do passageiro ainda é desconhecida. A cápsula tem seis janelas de observação que são quase três vezes mais altas do que as de um Boeing 747 e a maior já usada no espaço. A primeira viagem turística da companhia deve marcar o início de uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.