Spotify lança Greenroom para concorrer com Clubhouse em salas de áudio

Aplicativo de streaming comprou empresa especializada em março planejando estreia em salas de bate papo por voz

Foto: Reprodução

O Spotify anunciou o lançamento do Greenroom, aplicativo de chats de voz ao vivo que vai competir diretamente com o Clubhouse e Twitter Spaces. Segundo a plataforma, o novo aplicativo vai permitir que fãs e artistas interajam de “novas formas”, se conectando mais “profundamente e significativamente”. O Greenroom está disponível para Android e iOS.

Disponível no Brasil e mais outros 134 países, o Greenroom vai funcionar de forma separada à plataforma de música, mas os usuários têm a opção de usar o mesmo login para ambos os aplicativos. Os ambientes são definidas por temas, mas é possível criar espaços livres – o limite é de 1.000 pessoas simultâneas.

Qualquer pessoa pode criar uma sala de áudio para ser anfitrião ou participar de outras conversas como espectador ou convidado – não há a necessidade de convites para se cadastrar. Nos eventos maiores, um moderador pode controlar o fluxo da conversa e é possível “levantar a mão” para pedir a palavra.

A audiência também pode “aplaudir” dando uma espécie de moeda virtual, que é exibida ao lado do perfil dos usuários. De modo geral, o Greenroom vai funcionar de forma similar aos seus concorrentes. O Clubhouse, que virou febre após o lançamento da versão beta para iPhone, introduziu os chats de voz ao vivo como uma novidade em fevereiro deste ano.