MadeiraMadeira adquire iTrack Brasil

A iTrack Brasil é uma startup voltada ao segmento de logística

Foto: Reprodução

A startup MadeiraMadeira já pode falar que tem sua primeira aquisição. No início do mês de julho, ela comprou a iTrack Brasil, uma outra startup voltada ao segmento de logística com um público composto por 200 companhias, incluindo a MadeiraMadeira. O negócio já diz tudo, a iTrack Brasil foi adquirida para preencher a lacuna do serviço de logística, um velho problema do comércio eletrônico no país.

O valor da aquisição não foi divulgado, mas a compra foi efetuada logo após a entrada de US$ 190 milhões em uma rodada de investimento realizada para a MadeiraMadeira. Segundo o cofundador da startup, Daniel Scandian, o transporte de móveis de grande estrutura, como guarda-roupas e sofás, é complexo e exige um processo extremamente diferenciado.

Eficiência

A iTrack Brasil está no mercado há quatro anos com a proposta de garantir agilidade nas entregas da empresa e levar eficiência para a logística. A empresa opera no rastreamento de carga, roteirização de entrega e gestão de toda a operação logística. Antes de ser adquirida pela MadeiraMadeira, a empresa se sustentava com todo o valor que entrava no caixa, estratégia conhecida entre empreendedores como bootstrapping.

Scandian explica que a iTrack permitirá um aprimoramento substancial na qualidade e no custo dos serviços logísticos, proporcionando visibilidade do pedido ao cliente final. Aquisições serão feitas sempre que identificadas situações similares, nas quais soma de empresas criativas e com boas soluções à equipe interna de TI pode levar adiante mais rapidamente.

Efeito de crescimento

A pandemia de coronavirus influenciou em compras on-line, mas para isso, continua sendo necessário uma ótima prestação de serviço para entregas dentro do prazo acordado. Scandian pontua que a pandemia teve um efeito de crescimento para todo o e-commerce, mas esse crescimento já se estabilizou. Diante de uma comparação feita pela MadeiraMadeira, o primeiro trimestre de 2021 teve alta de 93% sobre o mesmo período do ano passado.

O mercado para a MadeiraMadeira é de R$ 270 bilhões no país, somando as categorias de Móveis e Decoração, Materiais de Construção e Equipamentos para Casa. A penetração das compras on-line varia. A presença do digital é de 1,5% em Materiais de Construção, de 10% em Móveis e Decoração e de 25% em Equipamentos para Casa. Então, existe um potencial imenso de crescimento para o nosso negócio, conclui o cofundador.