Spotify adquire a startup Podz para ajudar usuários a encontrar podcasts na plataforma

Usando machine learning, a Podz seleciona os principais 60 segundos de cada episódio para que os consumidores possam decidir se continuam ouvindo a gravação ou procuram uma nova

Foto: Reprodução

Spotify adquiriu a startup Podz com o objetivo de ajudar seus usuários a encontrar novos episódios de podcasts na plataforma. Por meio da tecnologia de machine learning, a Podz seleciona os principais 60 segundos de cada episódio para que os usuários decidam se continuam ouvindo ou procuram uma nova. Os valores do negócio não foram divulgados.

Para o melhor dos episódios, os produtores costumam fazer a escolha manualmente. No entanto, a tecnologia da Podz facilita essa seleção de forma automática – a ferramenta passou por treinamento de mais de 100 mil horas de áudio em consulta com jornalistas e editores, segundo o site TechCrunch.

Com cerca de 158 milhões de assinantes em 178 países, o Spotify acredita que a nova aquisição vai complementar e acelerar os esforços direcionados às descobertas na plataforma para “entregar aos ouvintes o conteúdo certo no momento adequado, e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo”.

No caso dos criadores, a parceria ajudará na construção de uma base de seguidores. A companhia disse que planeja integrar a tecnologia da startup à sua experiência e que usuários devem começar a ver elementos desse trabalho antes do final de 2021. A sueca tornou pública a aquisição da empresa de tecnologia um dia após o anúncio do Greenroom, sua versão do aplicativo de áudio Clubhouse.