A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ. A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 684 bilhões.
A Apple aparece em seguida, com US$ 612 bilhões. Em terceiro, o Google, da Alphabet, com US$ 458 bilhões, apontou a Kantar. A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar, enquanto Alibaba ficou em sétimo.
O diretor de estratégia global da Kantar, Graham Staplehurst, explicou que as chinesas estão crescendo de forma constante e lenta e têm feito grandes avanços à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as tendências que moldam a China e o mercado global.
Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a norte-americana Tesla – a montadora de carros elétricos foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa.
Ranking 2021
- Amazon: US$ 683,852
- Apple: US$ 611,997
- Google: US$ 457,998
- Microsoft: US$ 410,271
- Tencent: US$ 240,931
- Facebook: US$ 226,744
- Alibaba: US$ 196,912
- Visa: US$ 191,285
- McDonald’s: US$ 154,921
- MasterCard: US$ 112,876