Elon Musk dá 7 dicas para aumentar a produtividade nas empresas

O currículo de Musk o confere alguma credibilidade quando o tema são negócios, gestão e liderança

Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX (Foto: Reprodução)

Elon Musk é conhecido como um dos empresários mais ousados dos últimos tempos, uma vez que viabilizou projetos fortemente tecnológicos e inovadores. Entre as empresas que fundou ou comandou aparecem nomes como Paypal, Tesla, SpaceX e Neuralink. Esse currículo confere a Musk alguma credibilidade quando o tema são negócios, gestão e liderança.

A sua trajetória também chama a atenção pela diversidade de áreas de atuação; geolocalização, energia limpa, mobilidade, exploração espacial, inteligência artificial e neurociência. O bilionário compartilhou recentemente dicas de como aumentar a produtividade em sua empresa, que foram publicadas originalmente em um e-mail que Musk distribuiu aos funcionários da Tesla.

Confira quais são as 7 das principais recomendações de Musk:

1. Nada reuniões longas

O fundador da Tesla afirmou que reuniões excessivas são a praga das grandes empresas e quase sempre pioram com o tempo. Ele sugere às pessoas que livrem-se de todas as reuniões longas, a menos que se tenha certeza de que elas estão agregando valor a todos os que estão nela. Mesmo que o encontro seja necessário, Musk recomenda torná-lo o mais breve possível.

2. Reduza a frequência das reuniões

As reuniões em empresas costumam ser muito longas, mas também costumam ser muito frequentes, de acordo com Musk. É por isso que você deve evitar reuniões recorrentes, a menos que o assunto em questão seja urgente.

3. Não faça parte das reuniões se não contribuir

Em muitos lugares, sair de uma reunião abruptamente pode ser considerado desrespeitoso, mas Musk sugere que é mais rude não fazê-lo. Ele sugere que é melhor sair de uma reunião assim que ficar óbvio que não está agregando valor. Segundo ele, não é rude sair, é rude fazer alguém ficar e perder tempo.

4. Abandone siglas ou jargões que dificultem a comunicação

De acordo com Musk, é melhor não usar siglas ou palavras sem sentido para objetos, software ou processos. Em geral, qualquer coisa que precise de uma explicação inibe a comunicação, explicou. Segundo o bilionário, memorizar um glossário não é um objetivo da Tesla.

5. Pule a “cadeia hierárquica” quando necessário

Musk sugere que respeitar a “cadeia hierárquica” nem sempre é o melhor ponto de partida ao se comunicar sobre algo. Segundo ele, a comunicação deve viajar pelo caminho mais curto necessário. Qualquer gerente que tentar impor a comunicação hierárquica logo se verá trabalhando em outro lugar, acrescentou.

6. Incentive a comunicação direta entre as áreas da empresa

Para Musk, uma das principais fontes de problemas é a má comunicação entre as áreas. Ele diz que isso pode ser resolvido permitindo o fluxo livre de informações entre todos os níveis. Ele explica que, se para fazer algo, um colaborador tem de falar com seu gerente, que fala com um diretor, que fala com um VP, que fala com um diretor, que conversa com quem está fazendo o trabalho propriamente dito, não deve resultar em uma coisa boa.

7. Use seu bom senso

Se seguir uma regra da empresa é, para Musk, “ridículo” em uma situação particular. A regra deve mudar para obter um melhor desempenho. De modo geral, segundo o empresário, o ideal é sempre escolher o bom senso como guia.