Hotel ecológico de cinco estrelas gerará energia limpa e sem resíduos

O empreendimento sobre o mar, no Catar, usará painéis solares e turbinas eólicas para produzir energia limpa e sem resíduos

Foto: Reprodução

Um luxuoso hotel ecológico flutuante, que gerará sua própria eletricidade através da energia solar, eólica e maremotriz, está sendo desenvolvido no Catar. Projetado pelo escritório de arquitetura turco Hayri Atak Architectural Design Studio, o empreendimento cinco estrelas foi idealizado com 152 quartos e com um sistema giratório para gerar energia elétrica.

Energia limpa e sem resíduos

Os planos incluem uma borda forrada com painéis geradores de energia, que também funcionarão como turbinas eólicas capazes de produzir 25 quilowatts (kW) de eletricidade. O edifício com formato circular usará painéis solares e turbinas eólicas para produzir energia limpa e sem resíduos, além de ter um telhado em forma de vórtice, que coletará a água da chuva para irrigar a vegetação.

Mais algumas características são um saguão de cerca de 796 metros quadrados, com telhado de vidro, quartos com varanda privativa, piscinas coberta e ao ar livre, sauna, spa, academia e campo de minigolfe. Os hóspedes podem chegar no hotel de barco, por meio de um píer que se conectaria à costa, ou de helicóptero, em um heliporto localizado no píer flutuante.

Hotel que se movimenta?

O plano é que o empreendimento, de 35 mil metros quadrados, seja construído no Catar, nação peninsular com mais de 563 quilômetros de costa, mas a empresa diz que ele pode ser movido para praticamente qualquer lugar. O movimento será controlado da mesma forma que os navios são mantidos no curso correto, usando uma série de propulsores e hélices.

O ambicioso projeto tem data de conclusão estimada para 2025. O escritório de arquitetura não revelou ainda qual empresa está negociando a aquisição do projeto para sua realização por uma questão de “confidencialidade”.