Instagram e Facebook apresentam novos recursos para ganhar dinheiro criando conteúdo

Publicação afiliada, selos e estrelas são as novas ferramentas de remuneração

Foto: Reprodução

Facebook anunciou novos recursos para ganhar dinheiro pela sua rede social principal e pelo Instagram. Os novos recursos apresentados envolvem um programa de afiliação, novas funcionalidades para lojas integradas e recursos de remuneração para transmissões ao vivo.

Afiliado

O primeiro recurso é o ‘Afiliado’. A ferramenta será testada nos próximos meses no Instagram e seu objetivo é recompensar os criadores de conteúdo pelas vendas que incentivam em seus perfis. Com ela, os influenciadores poderão encontrar novos produtos disponíveis para finalização da compra, compartilhá-los com os seguidores e receber comissões.

Quando a ferramenta for implementada, aparecerá o aviso “Qualificado para comissão” na parte superior da publicação afiliada de um criador de conteúdo com um produto marcado. Dessa forma, usuários saberão que, ao comprar o produto, estarão apoiando o influencer.

Lojas integradas

As lojas do Instagram também receberam uma expansão e contarão com novos recursos. Agora, contas pessoais também poderão possuir lojas próprias e vender seus produtos diretamente, como preferirem. A plataforma também permitirá o vínculo de criadores de conteúdo com um entre seus quatro parceiros, sendo eles Fanjoy, Represent, Spring e UMG.

Assim, possibilitará a criação de uma nova conta para promover os respectivos produtos. Esse recurso será liberado inicialmente nos Estados Unidos, até o final deste ano, conforme os requerimentos exigidos para as contas.

Transmissões ao vivo

Durante as transmissões ao vivo, os criadores de conteúdo poderão usar Selos no Instagram e Estrelas no Facebook para ganhar dinheiro dos seus apoiadores. O objetivo é aprimorar o potencial de retorno para os criadores, como ao permitir que os apoiadores comprem selos durante um streaming ao vivo no Instagram.

Além disso, também será possível o envio de estrelas por fãs que estiverem assistindo a conteúdos gravados. Ao completarem “missões” com os Selos e as Estrelas, os criadores de conteúdo poderão ser recompensados com um pagamento feito pela própria plataforma.