São Luís terá primeiro posto de carregamento para veículos elétricos no Parque do Rangedor

O projeto está previsto para inaugurar em novembro deste ano

Foto: Divulgação

Os veículos elétricos estão na pauta do mercado automotivo como um todo e vêm crescendo continuamente no Brasil. No ano passado, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) registrou recorde de emplacamentos, com aumento de 66,5% em relação ao ano anterior, saltando de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 unidades em 2020.

Para acompanhar os avanços dos veículos eletrificados, São Luís receberá a instalação de um posto de carregamento elétrico e uma estação de bicicletas elétricas no Parque do Rangedor. Previsto para inaugurar em novembro deste ano, o projeto é uma parceria entre o Governo do Maranhão e o Grupo Equatorial.

Incentivo à eletrificação

O carregador de carros elétricos será disponibilizado de forma gratuita aos visitantes que já tiverem um veículo elétrico, com o objetivo de incentivar a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. Além disso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular.

O estudo Mobilidade Sustentável: Cenários para Acelerar a Penetração de Veículos Elétricos Leves no Brasil, da Organização das Nações Unidas, mostrou que o Brasil precisa desses estímulos para ampliar o alcance dos elétricos. Os resultados revelam que as políticas de incentivo podem elevar a participação dos elétricos a até 20% das vendas de automóveis em 2050 – ante aos 3,8% estimados atualmente.

Inovação e sustentabilidade

O presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, explicou que, dentro da estratégia da empresa, atuar com inovação e sustentabilidade está muito presente na implantação dos projetos. Segundo o executivo, a mobilidade elétrica é uma realidade que deve ser fomentada por ser uma fonte com baixa emissão e totalmente alinhada com práticas de ESG.

O governador Flávio Dino afirmou que os veículos elétricos são uma tendência que irá crescer e, no Rangedor, haverá uma experimentação desse futuro, com serviços de administração do parque, que estarão com veículos elétricos e a disponibilização das bicicletas elétricas para os frequentadores.