Apple apresenta iOS 15 e libera chamadas do FaceTime para Windows e Android

On-line pelo segundo ano seguido, a WWDC apresentou as últimas novidades da Apple para seu ecossistema

Foto: Reprodução

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (7), as novas geração dos seus sistemas operacionais, o que inclui o iOS 15 (para iPhone), o iPadOS 15 (para iPad), o watchOS (para Apple Watch) e o macOS Monterey (para computadores). O lançamento ocorreu durante a Worldwide Developer Conference (WWDC), evento anual de desenvolvedores que acontece on-line pela segunda vez consecutiva devido à pandemia.

FaceTime turbinado

A empresa turbinou o FaceTime para videochamadas. No iPhone, uma das principais novidades foi a possibilidade de acessar o FaceTime, serviço de videochamadas da companhia, por meio de dispositivos Windows ou Android acessando um link pelo navegador.

O aplicativo recebeu a inserção de áudio espacial – que permite sons direcionais, dando a impressão que o som vem de diferentes direções -, isolamento de voz em tempo real com o microfone – com sistema semelhante ao cancelamento de ruído – e o modo retrato nos vídeos, com o foco da imagem no usuário.

A Apple também permite usar o Facetime para fazer tarefas em conjunto, como ouvir músicas e assistir a vídeos. A função, batizada de Share Play, permite usar serviços de música, filmes, jogos ou navegação na web em sincronia com os usuários na videochamada. A Apple disse que o recurso poderá permitir aplicativos de terceiros.

Outras novidades do iOS 15

Um dos primeiros recursos apresentados pela Apple foi a opção de reduzir notificações e ajudar usuários a se concentrarem em uma atividade específica, como trabalho ou estudo. É possível determinar no iPhone quais aplicativos ficarão silenciados em um certo momento do dia.

O novo iOS também permite criar páginas na tela inicial com aplicativos e widgets que serão usados em cada atividade. Além disso, o aplicativo Fotos tem nova interface e integração com Apple Music, enquanto o Apple Maps ganhou nova interface e atualizou modo noturno.

A atualização para o iOS 15, bem como para os demais sistemas da Apple, será liberada para desenvolvedores nesta segunda-feira. A empresa promete disponibilizar em julho uma versão beta, de testes, para o público. Para a maioria dos usuários, a nova versão do sistema chegará entre setembro e dezembro.