Startup colombiana Frubana visa expansão no Brasil após aporte de R$ 351 milhões

O negócio atua como plataforma de e-commerce one-stop shop para restaurantes

Foto: Reprodução

A startup colombiana Frubana, que opera como um e-commerce B2B voltado para restaurantes e pequenos varejistas, anunciou um aporte de R$ 351 milhões, em rodada Série B liderada por Hans Tung, com participação de Tiger Global Management, Softbank e Monashees, e do novo fundo Lightspeed Venture Partners. Com o aporte, a startup visa ampliar sua atuação no Brasil, bem como no México.

A Frubana chegou ao Brasil em outubro de 2020, atuando como plataforma de e-commerce one-stop shop para restaurantes. A companhia já conta com 12 mil parceiros e mais de 300 pessoas na operação brasileira. Sua plataforma é formada por mais de 400 produtos, entre proteínas, vegetais e produtos não perecíveis.

De acordo com Breno Lopes, country manager da startup no Brasil, a Frubana nasceu com a ambição de ser latina e o objetivo é ser uma plataforma que atenda todas as necessidades dos clientes. Atualmente, restaurantes contam com diversos fornecedores, e a Frubana quer resolver isso em um lugar só, oferecendo o melhor preço e conveniência, explicou.

Segundo o executivo, um dos diferenciais da Frubana é usar dados de diferentes fontes para prever o comportamento do restaurante ou do mercado para suprir suas demandas e evitar desperdícios. Uma dessas tecnologias, por exemplo, usa informações meteorológicas e de tráfego de pedestres para prever a demanda e comprar produtos com agricultores de antemão.

O objetivo da startup é reduzir intermediários neste processo – reduzindo o preço do produto para o cliente ao final da cadeia. No segundo semestre, a Frubana planeja expandir geograficamente sua atuação, hoje limitada à cidade de São Paulo. Verbo Lopes não revela os mercados visados. Segundo ele, todas as grandes capitais estão sendo avaliadas e a expansão acontece este ano.