Governadores do Nordeste pedem 10 milhões de vacinas contra Covid-19 para os EUA

O grupo ressaltou que a situação faz com que o Brasil figure, com a Índia, na classificação de alto risco

Joe Biden, 46º presidente dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Sob ameaça de uma possível terceira onda ainda mais forte, os governadores do Nordeste enviaram, nesta terça-feira (26), um pedido ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de pelo menos 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 das 80 milhões que o país anunciou que compartilharia com outras nações, com forma de antecipação de contratos firmados com a Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

No documento, o grupo de governadores ressaltou que “a trágica situação faz com que o Brasil figure, com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras”.

Além disso, foi enfatizado que 80% dos brasileiros ainda não foi vacinou, o que potencializa os riscos de disseminação. O pedido veio após uma declaração dada por Biden no dia 17 de maio, quando ele prometeu enviar mais 20 milhões de imunizantes a outros países, além das 60 milhões de doses da AstraZeneca que já havia anunciado no início do mês.