WhatsApp libera opção para acelerar mensagens de áudio

Recurso estava na versão beta e chegará primeiro para usuários de iPhone e da versão web do mensageiro

Foto: Reprodução

WhatsApp começou a liberar o recurso que permite acelerar áudios enviados nas conversas. O aplicativo estava testando o recurso na versão beta e, agora, confirmou que ele já está sendo disponibilizado para usuários de iPhone e da versão web. Com a nova funcionalidade, é possível ouvir áudios nas velocidades 1,5x ou 2x.

O recurso, que é planejado desde março, tem como objetivo “economizar” tempo ouvindo as mensagens de voz. A função pode ser útil para quem costuma receber mensagens de voz com vários minutos. Para alterar a velocidade entre 1,5x ou 2x, é preciso clicar no balão correspondente ao áudio que deseja acelerar.

A novidade começou a ser liberada aos usuários da versão beta para Android em abril. Agora, contudo, o sistema operacional do Google levará mais algumas semanas para liberar a opção na versão estável. É importante ressaltar que a opção ficará disponível apenas para a versão atualizada do aplicativo na App Store.

A função acompanha uma série de mudanças que a empresa tem implementado. Uma delas é que os usuários não serão mais “avisados” quando a outra pessoa escutar um áudio que você enviou. Ou seja, o sinal azul que indicava “visualizado” deixará de aparecer para os usuários que desativam confirmação de leitura.

A atualização também faz o mensageiro se aproximar de seu principal concorrente. O Telegram conta com o recurso de acelerar áudios desde 2018. O aplicativo permite que usuários de Android, iPhone e desktop ouçam mensagens em velocidade dupla. A opção não está disponível na versão web do serviço.