Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos em 2021

No ano passado, marca só foi atingida em 27 de junho, segundo a Associação Comercial de São Paulo, que mantém o ‘Impostômetro‘

Foto: Reprodução

Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido às 7h53 desta quarta-feira (19), segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2020, marca só foi atingida em 27 de junho. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições. 

“O índice, portanto, já aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”, informou a ACSP em nota. O impostômetro foi criado em 2005 e busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios. 

Marcel Solimeo, economista-chefe da entidade, afirmou que várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia de Covid-19, mas atividades que geram muitos impostos cresceram bastante também. Segundo ele, alguns exemplos são as exportações e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, proporciona maior arrecadação devido aos preços dos produtos que vêm subindo.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.