WhatsApp libera pagamentos pelo aplicativo com algumas restrições

Uma das restrições, por exemplo, são transferências usando CNPJ, apenas pessoas físicas podem realizar movimentações

Foto: Reprodução

O WhatsApp já permite que usuários movimentem dinheiro pelo aplicativo. A questão é saber o que pode e não pode ser feito com a atualização. Por enquanto, a plataforma ainda aplica algumas restrições à novidade.

Entre as opções liberadas, o usuário pode transferir dinheiro entre seus contatos, entretanto, não é autorizado o uso de CNPJ durante o processo. A transferência é permitida somente para pessoas físicas e não é aplicada taxa, até o momento.

Um caso à parte é aquele usuário que mesmo não tendo disponível a opção de transferência, pode receber o valor enviado. Nestes casos, a operação deve ser feita por quem já tem a opção no celular. O recebedor deve cadastrar o seu cartão na plataforma para receber a quantia.

Solicitar pagamento

Além de enviar dinheiro, o usuário pode solicitar um pagamento por meio da opção “solicitar”. É necessário somente mandar uma mensagem com o valor referente e um texto justificativo a que se refere.

O usuário só conseguirá enviar e/ou receber dinheiro usando o número de contato da outra pessoa. É importante lembrar que deve ser cadastrada a biometria ou senha para realizar transferências.

Também podem ser usados cartões para pagamento. Não existe limite para cadastros de cartões, mas apenas um deles pode ser considerado padrão. O WhatsApp exige que os cartões cadastrados sejam parceiros do aplicativo.

Estorno

Se o valor enviado não for recebido, o dinheiro será estornado dentro do prazo de 24 horas. Se após cadastrar a opção de pagamento, o usuário quiser “cancelar”, deve acessar a aba de Pagamentos na tela inicial, entrar em “Facebook Pay” e “Remover o Facebook Pay”.

Até o momento, o aplicativo não permite pagar contas ou compras. Quem não possui WhatsApp, claramente, não consegue receber ou enviar dinheiro.

Os contatos que não estão salvos na agenda não conseguem receber dinheiro. Também não é permitida a transferência de dinheiro via cartão de crédito. No caso de débito, só podem ser usados cartões associados ao WhatsApp.

Bancos autorizados

São aceitos dados digitais somente do Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop. É necessário que todos apresentem a bandeira do cartão.

A operação não será realizada via WhatsApp Web, a movimentação só acontece pela versão mobile. As transações só serão aceitas entre contas do Brasil, não será autorizado transferir dinheiro para o exterior.

Os usuários só podem enviar ou receber menos de R$ 1.000 por transação e, no máximo, R$ 5.000 por mês. Também não é possível realizar mais de 20 transações por dia independentemente do valor.