Maranhão vai sediar etapa regional do maior torneio de robótica do país

O evento, que abrange todos os estados da região Nordeste, vai acontecer nos próximos dias 13 e 14 de maio

Foto: Reprodução

O Maranhão foi escolhido para sediar a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League – Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). O evento, que abrange todos os estados da região Nordeste, vai acontecer nos próximos dias 13 e 14 de maio e permite a participação de escolas públicas, privadas ou as chamadas “equipes de garagem” – formadas por grupos de amigos que não estão ligados a nenhuma instituição.  

As equipes devem ser compostas por até 10 competidores, direcionadas por treinadores adultos. As inscrições para competir nas etapas regionais estão abertas no canal do Torneio de Robótica. A nova temporada tem como objetivo o incentivo a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Os participantes precisam pensar em formas inovadoras e criativas de motivar e tornar as pessoas mais ativas. No primeiro critério de avaliação, as equipes devem colocar em prática o que foi idealizado e o robô tem que realizar 15 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.

Esse ano, a competição será realizada de forma online e seu ambiente de avaliação será por uma plataforma desenvolvida especialmente para torneios desse tipo. Os classificados garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio.