Ambev testa drones para realizar entrega de produtos

O modelo DLV-1 tem capacidade para transportar até 2 kg de produtos

Foto: Reprodução

A Ambev, em parceria com a startup Speedbird Aero, criou um projeto de entregas por meio de drones. Os primeiros testes foram realizados no dia 30 de abril, em Jaguariúna, no interior de São Paulo, região onde fica localizada uma das fábricas da cervejaria.

De acordo com a Ambev, o objetivo da iniciativa é explorar as diferentes formas de distribuição, usando a tecnologia para melhorar a experiência dos consumidores. A empresa pretende, a partir de agora, passar para a nova fase, que deve testar um modelo maior e com capacidade de trafegar até 8 kg no trajeto de 20 km.

Até 2 kg de capacidade

O teste inicial manteve o drone DLV-1 no ar por dois minutos, o modelo tem capacidade para transportar até 2 kg. O equipamento fez suas primeiras entregas em um condomínio residencial da mesma cidade em um trajeto de 2,5 km de ida e vinda.

O diretor global de inovação da Ambev Tech, Bruno Stefani, explica que esse piloto de entregas através de drone pode contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, uma vez que deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes.

Após estas fases de testes, se tudo ocorrer como previsto, as empresas poderão oferecer uma logística mais eficiente, em que o consumidor receberá seus produtos com mais rapidez, eficiência e menor impacto ambiente, relata Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

Consumidores apostam no projeto

O projeto já promete deixar a maioria dos consumidores satisfeitos. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, cerca de 87% dos consumidores gostam da ideia do delivery por drones e 89% usariam o serviço.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e o crescimento de serviços digitais, a maioria das pessoas passaram a se acostumar com as inovações apresentadas pelas empresas. De acordo com os cientistas, quanto maior a familiaridade da população com a novidade, mais positivo o pensamento.