Twitter lança função “gorjeta” para enviar e receber dinheiro na rede social

Uma quantidade limitada de usuários já está disponível para habilitar a nova funcionalidade

Foto: Reprodução

Twitter anunciou, nesta quinta-feira (06), uma nova função para a rede social. No recurso “gorjeta” (ou “tip jar”, em inglês), os usuários poderão receber e enviar dinheiro uns aos outros, como forma de apoiar o trabalho na rede social. Para usar a nova função, os usuários precisarão ativar a função em seus perfis.

Quando estiver disponível, será possível ver um novo ícone perto do botão “Seguir”, na página de perfil do usuário. Ao tocar sobre ele, o usuário terá acesso a uma lista de serviços de pagamento ou plataformas habilitadas pela conta. Para dar o apoio, é preciso selecionar a opção de pagamento e, depois, será levado do Twitter até o aplicativo escolhido.

Lá, o usuário poderá definir a quantia que será enviada para o dono do perfil em questão. Por enquanto, será possível usar os serviços Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo. De acordo com a rede social, não há nenhuma taxa pelo serviço. Além de acessar a função pelo perfil de um usuário, quem está no Android pode enviar gorjetas dentro do Spaces.

Segundo Esther Crawford, gerente de produto sênior na rede social, a nova ferramenta deve auxiliar as pessoas que pedem ajuda no Twitter – um fenômeno cada vez mais comum – ou mesmo que compartilham o link para uma carteira digital quando viralizam na plataforma.

Uma quantidade limitada de usuários do Twitter em inglês poderá habilitar a função. O grupo inclui criadores, jornalistas, especialistas e instituições sem fins lucrativos. O Twitter pretende atrair mais criadores de conteúdo, que encontram benefícios semelhantes em outras plataformas. Em breve, segundo a empresa, mais pessoas poderão ativar a ferramenta.

O anúncio é em linha com diversos outros feitos pelo Twitter recentemente, em que a plataforma cada vez mais se coloca como uma rede que pode ser utilizada por criadores de conteúdo e outros criativos para interação com audiências e também publicação de conteúdo. A expectativa é também ampliar o serviço para mais idiomas.