Clubhouse inicia fase de testes para Android

Versão beta do aplicativo está sendo testada com um grupo de usuários

Foto: Reprodução

Mais de um ano após o lançamento, o Clubhouse finalmente ganhará uma versão para Android. Até então, o aplicativo estava disponível apenas para iOS – sistema operacional da Apple -, mas a rede social de salas de áudio anunciou que está trabalhando em uma versão beta para o sistema operacional do Google e espera receber mais pessoas nas próximas semanas.

Em sua página, o Clubhouse informou que os testes para a versão beta no Android já começaram com um pequeno grupo. Como se trata de um beta fechado, ainda não é possível se inscrever para usar o aplicativo. Apesar de não ser uma das redes sociais mais poderosas, não há dúvida de que o Clubhouse está marcando tendência entre os gigantes do setor. 

Fortes competidores

Apesar de ser animadora para quem aguarda há um ano para se juntar à rede social, a notícia chega em um momento decisivo para o Clubhouse. Recentemente, as redes sociais Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn anunciaram novas ferramentas de áudio para levar experiências semelhantes aos seus usuários. Outros nomes que integram a lista são Telegram, Spotify, Reddit e Discord.

Esta pequena revolução da comunicação, curiosamente, aconteceu sem que o aplicativo precisasse chegar ao Android, que é o sistema operativo móvel mais utilizado no mundo inteiro. Em sua chegada ao sistema do Google, o serviço terá de atrair a atenção de quem está usando salas de áudio em outros aplicativos. 

Queda de 72%

De acordo com a Sensor Tower, o Clubhouse registrou apenas 2,7 milhões de downloads no mês de março deste ano. O resultado representa uma queda significativa de 72% em relação a fevereiro, quando havia chegado a 9,6 milhões. Com o desempenho recente, o aplicativo retornou ao patamar de janeiro, quando alcançou 2,4 milhões de downloads.