Eletrolux se une com startup sustentável para expandir serviços

A YVY, que vende produtos de limpeza em cápsulas recicláveis, é a primeira startup do projeto

Foto: Reprodução

A Electrolux, empresa global de eletrodomésticos, está se unindo com startups para expandir os seus serviços dentro da casa dos consumidores. A primeira delas é a YVY, que vende produtos de limpeza em cápsulas recicláveis. Com a parceria, o plano da empresa é oferecer produtos que sejam vendidos com mais recorrência.

Gustavo Novais, Gerente de Produtos com foco em Serviços e Inovação no Pós-venda para a Electrolux América Latina, um dos responsáveis pela parceria, explicou que, ao comprar uma máquina de lavar roupa, o cliente só vai precisar de outra daqui a 12 anos, em média, mas ele precisa lavar a roupa toda semana, totalizando mais de 500 ciclos de lavagens nesses anos. 

Compromisso com sustentabilidade

Com isso, Novais se lembrou da YVY, que havia conhecido durante uma palestra de Marcelo Ebert, fundador e CEO da startup. Segundo ele, a YVY tem tudo a ver com o propósito de marca da Eletrolux porque tem um compromisso de sustentabilidade muito grande. Segundo Ebert, a YVY, que tem quatro anos de existência, poderia se beneficiar também do conhecimento da empresa – que já tem cerca de 100 anos.

Os produtos da startup já podem ser encontrados no site da Electrolux. Novais diz que se trata de um ambiente para oferecer uma experiência completa ao usuário, desde garantia estendida, passando por assinatura dos filtros, até chegar a startups, como a YVY. Além disso, a Electrolux informará seus clientes que apoia a YVY e os direciona para um site de compra. A startup, então, paga uma comissão da venda destes produtos direcionados para a Electrolux.

Segundo Novais, já foram 80 mil e-mails enviados em abril para testar a base e entender como é a comunicação. Ele explica que a empresa ainda está aprendendo e decidindo como vai acontecer para colher um bom resultado de vendas no futuro. Além disso, criar produtos exclusivos da Electrolux com a YVY também está nos planos, como uma fragrância exclusiva ou uma linha de produtos – que podem ser vendidos em outros países futuramente.

Hub de inovação

O executivo conta que o objetivo para os próximos dois anos é consolidar a Electrolux como um hub de inovação em serviços e experiências para o cliente. Para isso, a Electrolux ainda pretende fazer mais parcerias com startups. A próxima será a Printi, que faz personalização de eletrodomésticos. Assim como a Electrolux, Ebert diz que a YVY também considera o projeto como um piloto e diz que existe a possibilidade de fazer parceria com empresas grandes de outros setores.